top of page

Região Autônoma da Madeira é tema da segunda edição do Projeto “Portugal - Negócios e Investimentos”


A ação tem por objetivo fomentar investimento e negócios entre Brasil e Portugal


Além da natureza exorbitante, de ser a terra natal de um dos melhores jogadores de futebol da atualidade, Cristiano Ronaldo, e ser considerada o melhor destino insular da Europa, segundo Word Travel Awards, a Região Autônoma da Madeira é um hub de negócios.


Com a participação de Miguel Felipe de Machado de Albuquerque, presidente do governo regional da Madeira, Rui Barreto, secretário regional da economia, Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal no Brasil, e Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, a segunda edição do evento Portugal – Negócios e Investimentos, da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, foi realizado nesta quinta-feira (28) de modo virtual, em plataforma do Google e transmitido pelo Youtube.


Armando Abreu, fez a abertura dos trabalhos ressaltando que o Portugal – Negócios e Investimentos é uma boa oportunidade. “Nosso objetivo é divulgar todas as regiões portuguesas, por meio de suas atividades industriais e comerciais ou outras instituições para dinamizar e ampliar as possibilidades de negócios”, disse ele.


No evento, o presidente do governo regional da Madeira apresentou as potencialidades da região para receber novos negócios. Disse que a região possui uma série de oportunidades e facilidades diferenciadas em relação ao mercado europeu para a criação de um novo investimento. “Madeira é neste momento uma captação de investimento e hub de negócios internacional. Temos muitas empresas brasileiras que estão aqui na Madeira e exportam para a Europa e para mundo. Aqui funciona como um hub porque estamos no Atlântico com conexão muito próxima dos Estados Unidos, da América do Sul e da África, e obviamente da África subserniana, e essa posição geográfica da Madeira é factível para as grandes empresas brasileiras”, disse Miguel Felipe de Machado de Albuquerque.


Em sua segunda edição, o encontro contou com a participação de Ana Cristina Pedroso, vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, dos presidentes e associados das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, de jornalistas e convidados.


O projeto “Portugal - Negócios e Investimentos” é um ciclo de eventos online focados na ambiência econômica das regiões portuguesas e seus potenciais de conexões e geração de oportunidades de negócios. O projeto tem apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.


Sobre a Região Autônoma da Madeira


O arquipélago da Madeira situa-se na placa africana, no oceano Atlântico, a 1000 km a sudoeste de Lisboa. O local possui uma orografia (relevo) bastante acidentada, sendo os pontos mais altos o Pico Ruivo (1862 m), o Pico das Torres (1851 m) e o Pico do Areeiro (1818 m).


Atualmente, o turismo constitui o principal impulsionador e a maior fonte de receitas da economia madeirense. No setor agrícola, a produção de banana, dirigida fundamentalmente ao consumo regional e nacional, as flores e o afamado vinho da Madeira constituem também um importante contributo para a economia regional.


As atividades de Comércio representam 11,9% do total do emprego na região e as do Alojamento e Restauração 12,9%. A atividade industrial na Madeira é dominada por pequenas e médias empresas. Na Indústria Transformadora, que representa 4,2% do emprego, coexistem atividades de caráter artesanal e viradas para a exportação, como os bordados, as tapeçarias e artigos de vime, com outras, sobretudo orientadas para o mercado regional, como as moagens e os produtos de panificação e pastelaria, os lacticínios, a cerveja, o tabaco e o vinho.


A Região Autónoma da Madeira apresenta, aproximadamente, 270 mil habitantes e uma densidade populacional de 267,785 hab./km².


Mais informações para a Imprensa:

AD2M Engenharia de Comunicação

www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001

Karol Andrade – assessoria@ad2m.com.br | +55 (85) 9.8604.4441

Waldirene Lisboa – waldirene@ad2m.com.br | +55 (85) 9.96695790

Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | +55 (85) 9.8879.8474

bottom of page