Hoje 28 de junho aconteceu a cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Porto de Sines e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Ceará, Brasil), no âmbito da iniciativa Global Gateway.
A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil foi representada por Teresa Apolónia, sócia fundadora do escritório de advocacia Asa Lawyers.
A cerimónia, realizada no Auditório do Edifício da Administração da APS, foi presidida por Hugo Espírito Santo, Secretário de Estado das Infraestruturas do Ministério das Infraestruturas e Habitação. Também estiveram presentes José Luís Cacho (Presidente da APS), Hugo Figueiredo Júnior (Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém), o Secretário para o Desenvolvimento Económico do Estado do Ceará (Brasil), e António Vicente (Representante da Comissão Europeia em Portugal).
Durante o evento, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, destacou cinco prioridades para o setor marítimo-portuário, com foco no crescimento da carga movimentada nos portos do continente e na transição energética. Sublinhou a importância de contrariar a tendência de redução dos volumes de carga, que caíram de 96 milhões de toneladas em 2017 para 83 milhões em 2023, e enfatizou a necessidade de investimento conjunto com o setor privado para melhorar as infraestruturas portuárias e logísticas.
O memorando, assinado pelo presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, e pelo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueiredo Júnior, visa criar um corredor verde para a troca de produtos agroalimentares, siderúrgicos e energéticos, promovendo ligações inteligentes, limpas e seguras entre os setores digital, da energia e dos transportes. Esta iniciativa faz parte da Global Gateway, lançada em 2021 pela Comissão Europeia, que pretende mobilizar 300.000 milhões de euros até 2027.
José Luís Cacho destacou que a Global Gateway é uma oportunidade para Sines potenciar a sua conectividade global, com foco no Atlântico Sul, e assegurar investimentos industriais e logísticos fundamentais para a sustentabilidade do porto e o crescimento económico do país. Hugo Figueiredo Júnior salientou os projetos em curso no Estado do Ceará, como o hub de hidrogénio verde e a ferrovia Transnordestina, que transformarão a economia da região e do Brasil, facilitando a exportação para mercados europeus.
António Vicente, Alto Representante da Comissão Europeia, afirmou que esta parceria irá aproximar ainda mais as economias brasileira, portuguesa e da União Europeia, criando novos corredores para o hidrogénio verde, aço e bens alimentares, enquanto se utiliza a digitalização para reduzir custos logísticos.
O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, considerou que o memorando está alinhado com a visão de crescimento do Governo e de criação de novas avenidas marítimas, posicionando o Porto de Sines como um hub europeu de excelência.
"Aproveito para transmitir o compromisso e disponibilidade da Federação e dos seus representantes onde esta se faça necessária, tendo esta acompanhado de perto o processo em particular pela sua associada Camara Brasil Portugal no Ceara CBPCE." conclui Teresa Apolónia.
Comments