top of page

Novo data center da Angola Cables na Praia do Futuro sai em 2026

Foto: divulgação

A construção do novo data center da Angola Cables na Praia do Futuro em Fortaleza está em pleno andamento, segundo informou Guilherme Vieira, líder comercial da TelCables Brasil, marca da empresa angolana no Brasil. O projeto tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.


Vieira informou que este data center na capital cearense será o maior da empresa angolana. "Com este projeto, chegaremos ao quinto data center [globalmente]. A capacidade total energética desse data center será 25% maior do que os que temos hoje", disse o representante da TelCables.


Anunciado em março, a Angola Cables pretende investir entre US$ 40 milhões e US$ 50 milhões no projeto e atrair grandes empresas de Internet para o hub. O data center também tem previsão de consumo energético relevante por conta da demanda por inteligência artificial.


Parceria com a Ellalink

Sobre a parceria com a empresa de cabos submarinos Ellalink, Guilherme Vieira disse que o projeto já está em andamento. "Hoje, temos uma redução de latência em média de 60% desde que iniciamos a operação", disse Vieira. A TelCables está participando do 15º Encontro Nacional da Abrint, que acontece em São Paulo desde a quarta-feira, 12 de junho.


A parceria entre a Angola Cables e Ellalink prevê uma cooperação onde a operadora africana usa o cabo Brasil-Europa da nova parceira, em um acordo comercial de compra de capacidade. A iniciativa viabiliza para a Angola Cables rotas submarinas ligando América do Sul, África e Europa.


Fonte: Teletime em 13.06.2024


Comments


bottom of page