top of page

Federação das Câmaras realiza primeira reunião do ano com balanço de 2021 e ações programadas

Atualizado: 21 de jan. de 2022


Em um encontro marcado por debates sobre várias ações realizadas e ao mesmo tempo pela valorização dos laços de fraternidade que unem os participantes do cenário de negócios Brasil-Portugal, a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio promoveu no último dia 13 de janeiro sua primeira reunião de diretoria.


Conduzido pelo Presidente Armando Abreu, o encontro contou com a presença prestigiosa do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e com a participação de Francisco Costa, Diretor da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), de António Carrelhas, Fundador e primeiro presidente da Federação, e representantes de todas as câmaras associadas à Federação. O momento foi mediado por Mauro Costa, Diretor da AD2M, agência de comunicação da Federação.

Na reunião, o Presidente Armando Abreu convidou o embaixador Luís Faro Ramos, para fazer a abertura. “É um grande prazer estar aqui, eu me junto a vocês com muito gosto, vocês sabem disso. O ano de 2022 é muito importante para o Brasil, pois será celebrado o bicentenário da independência do país, e também celebramos outras duas datas da maior relevância para Portugal, que também tocam no Brasil. Uma é o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, com Gago Coutinho e Sacadura Cabral,e também do centenário do célebre escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura. A cultura está interligada com a economia, quando falamos das relações bilaterais, uma coisa eleva a outra e eu sei que posso contar com a colaboração das Câmaras para continuar a dar visibilidade que o nosso país merece aqui no Brasil e também a possibilidade de olhar para Portugal de outra maneira”, destacou o Embaixador Luis Faro Ramos.

O primeiro tema apresentado na reunião foi o balanço das ações realizadas em 2021, detalhado por Armando Abreu, que falou ainda da sua participação em encontros que fortaleceram o eixo de relações de negócios e até mesmo diplomáticas e governamentais. A apresentação trouxe ainda os diversos projetos, encontros e eventos promovidos pela Federação em 2021 e que facilitaram a aproximação entre investidores e empresários, ampliando o conhecimento do mercado de Portugal, a exemplo do projeto “Portugal Negócios e Investimentos”.

O segundo momento do encontro foi apresentado por Rômulo Alexandre Soares, Vice-Presidente Nordeste da Federação das Câmaras de Comércio Exterior - FCCE, que falou sobre o Observatório de Negócios Internacionais e da ferramenta BI (Business Inteligence) colocada em funcionamento em 2021. O Observatório foi criado com o objetivo de proporcionar, de forma mais fácil, didática e precisa, uma análise de números de exportações e importações dos estados brasileiros com Portugal. A iniciativa é uma realização da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio, em parceria com a Câmara Brasil Portugal no Ceará - CBPCE e com o apoio do APSV Advogados.

“Os dados apresentados pela plataforma BI trazem um compilado de informações divulgadas pelo Ministério da Economia brasileiro e faz as comparações de acordo com o filtro desejado, com detalhes das relações comerciais com Portugal, informações do comércio exterior de todos os estados brasileiros onde há Câmaras luso-brasileiras, entre outros dados. É uma importante ferramenta para se observar oportunidades de negócios”, ressaltou Rômulo Soares. Para saber mais sobre o Observatório de Negócios, basta acessar o link https://bityli.com/P02ER .

Na terceira e última parte da reunião, o vice-presidente da Federação e presidente da Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo, Nuno Rebelo, elencou a programação para 2022, explicando detalhes dessas atividades. “Destacamos alguns eventos importantes, mas, diante do cenário em que vivemos, as datas podem ser alteradas e o formato dos eventos podem acontecer de forma híbrida. São eles: Portugal Negócios & Investimentos, com apresentação da Região do Alentejo; agenda de visitas do Primeiro Ministro Português António Costa, em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa; Missão Agrotech Portugal; Dia de Portugal Camões e das Comunidades Portuguesas, com festividades em cada Estado; Abertura da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com a presença do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil; e a Missão Web Summit - Portugal 2022, entre outras.


Mais informações para a Imprensa:

AD2M Engenharia de Comunicação

www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001

Karol de Andrade – karolandrade@ad2m.com.br | +55 (85) 9.8604.4441

Waldirene Lisboa – waldirene@ad2m.com.br | +55 (85) 9.96695790

Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | +55 (85) 9.8879.8474

bottom of page