top of page

Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil participa da inauguração do Museu da Língua


Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil participa da inauguração do Museu da Língua Portuguesa com Presidente de Portugal


Marcelo Rebelo de Sousa passou quatro dias no Brasil e se encontrou com ex-presidentes e pré-candidatos às eleições de 2022


A visita do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Brasil foi rápida, mas teve uma agenda cheia de encontros e debates de temas importantes. O ponto alto foi a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, após incêndio que destruiu parte de sua estrutura em 2015.


O presidente de Portugal ainda condecorou o Museu como membro honorário da Ordem de Camões, que reconhece instituições que se destacam na projeção da língua portuguesa pelo mundo.


A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil esteve presente nesse momento especial para a comunidade lusa com a participação do presidente Armando Abreu, e de presidentes e diretores das Câmaras de Comércio da rede que compõem a entidade.


Após o evento de inauguração do Museu, o presidente da Federação acompanhou o governante português em alguns de seus compromissos. “A Federação, por meio de suas câmaras, é o principal ambiente de negócios entre Brasil e Portugal, atuando nas relações comerciais, industriais, culturais e diplomáticas, então recebemos o convite do presidente Marcelo para acompanhá-lo nessas visitas e intermediar alguns encontros importantes”, explicou Armando.


O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e o Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, também acompanharam Marcelo Rebelo em seus compromissos oficiais. Outra presença ilustre foi a do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que veio ao Brasil especialmente para participar da agenda.


Em seus quatro dias no Brasil, do dia 30 de julho a 2 de agosto, o presidente português dividiu sua agenda entre São Paulo e Brasília, tendo encontros com o presidente Jair Bolsonaro, com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Lula e Michel Temer e com o governador de São Paulo João Dória. Entre esses, três são declaradamente pré-candidatos à presidência nas eleições de 2022, o que demonstra o compromisso em continuar estreitando as relações entre Brasil e Portugal, independente do futuro governante do país sul-americano.


Com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Marcelo Rebelo de Sousa conversou sobre a atual situação de crise sanitária mundial e sobre o Acordo Mercosul-União Europeia, no contexto de políticas ambientais. Já no encontro com o presidente Jair Bolsonaro, os temas debatidos foram a preparação para a próxima Cúpula Brasil-Portugal, as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil em 20222 e a retomada de diálogos bilaterais entre os dois países, segundo divulgado pelo Itamaraty.





Fonte: AD2M Engenharia de Comunicação em 03.08.2021

bottom of page