top of page

Sessão Solene comemora o Dia Estadual da Comunidade Luso Brasileira, na Alepa


Foto: Baltazar Costa (AID/Alepa)

O Dia Estadual da Comunidade Luso-Brasileira, no Pará, foi marcado com uma comemoração antecipada. A data – 10 de junho – criada pela Lei Estadual 8467/2017, teve as homenagens antecipadas para esta segunda-feira, 5 de junho, com a realização de uma Sessão Solene, de iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão.


A sessão foi presidida pelo líder do Governo na Alepa, deputado Iran Lima, e contou com a presença de representantes das principais instituições lusas no Pará.


"O Pará é muito próximo de Portugal, e entre as capitais brasileiras, Belém é a que possui uma proximidade mais significativa", destacou o deputado Iran Lima. "Fomos o último estado a aderir à independência, nossa história comprova o vínculo com Portugal", avaliou o parlamentar.


Segundo ele, a colônia portuguesa se manteve firme no Pará, e ainda é muito presente nas relações comerciais. "O Poder Legislativo mantém essa relação viva, com muito respeito e agradecimento aos nossos irmãos da colônia portuguesa. Esta homenagem é para estreitar nossos laços de amizade, fraternidade e respeito", concluiu o deputado Iran Lima.


A Vice- Cônsul de Portugal no Pará, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro, ressaltou a alegria de ver a Casa da Democracia paraense homenagear a comunidade luso- brasileira.

"É com orgulho e prazer que vejo esta nossa comunidade, que me faz ter ainda mais respeito pelos portugueses que vivem longe de nossa pátria e que possuem duas terras em seus corações. O Pará soube abrir os braços e acolher nossos compatriotas, que aqui puderam prosperar", avalia ela.


Comments


bottom of page