• Federação das Câmaras

Federação das Câmaras é referência nas relações de diplomacia econômica entre Brasil e Portugal


Nos últimos anos, a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil vem se consolidando como um importante canal na relação e intermediação de negócios bilaterais, por meio de um trabalho consistente feito pelas 18 câmaras de comércio espalhadas pelo Brasil. O objetivo de ser uma ponte para as relações luso-brasileiras tem sido cumprido com muita dedicação e profissionalismo.


Somente neste ano de 2021, o presidente da Federação, Armando Abreu, realizou e participou de várias ações e eventos que facilitaram a aproximação entre investidores e empresários e ampliou o conhecimento do mercado de Portugal. Entre as diversas atividades destacam-se o jantar com o Embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, e com os Deputados Federais Antônio Brito (PSD) e Luiz Teixeira (PP), em Brasília (DF); o apoio às ações da Rede Global da Diáspora; a formalização de uma parceria entre a Federação das Câmaras e a Fundação AEP; a realização de edições do projeto “Portugal - Negócios & Investimentos”; a criação do Observatório de Negócios Internacionais, entre outras.


Criada em 1999 e constituída oficialmente em 2001, o recente momento de credibilidade e prestígio da Federação das Câmaras tem sido reconhecido por importantes personalidades da diplomacia e das relações comerciais de Portugal.


Para Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal no Brasil, o trabalho merece ser valorizado medida em que contribui de modo relevante para a visibilidade e a promoção de Portugal e do seu tecido empresarial junto dos diversos atores econômicos brasileiros. “Congratulo vivamente a Federação das Câmaras de Comércio e todos os seus integrantes, na pessoa do seu presidente Armando Abreu, pelo trabalho muito positivo que vem desenvolvendo em benefício de uma maior coesão e unidade de propósito entre as 18 Câmaras de Comércio existentes no Brasil. Destaco ainda a excelente colaboração que tem pautado as relações da Embaixada com a Câmara, dando verdadeiro significado ao trabalho em rede que faz parte da nossa abordagem ao país-continente que é o Brasil”, ressalta o Embaixador.


Já o Diretor da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Francisco Costa, destaca o sucesso da aproximação entre as duas entidades e os resultados obtidos com isso. “A Federação é um parceiro de referência da AICEP para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo, que contribui para a inserção internacional das empresas portuguesas. Temos vindo a cooperar cada vez de maneira mais estreita para aumentar a competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas, com especial destaque para as pequenas e médias”, salienta Francisco Costa.


Mais informações para a Imprensa:

AD2M Engenharia de Comunicação

www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001

Juliana Abrantes – juliana@ad2m.com.br | +55 (11) 9.7646.5039

Waldirene Lisboa – waldirene@ad2m.com.br | +55 (85) 9.96695790

Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | +55 (85) 9.8879.8474