top of page

Embaixador pede a Portugal agilidade nas autorizações de residência para brasileiros


Foto: iStock-506393758

Raimundo Carrero teve encontro com o novo diretor do SEF, órgão de imigração que será extinto em breve


O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carrero, diz que pediu à imigração de Portugal agilidade nos processos de autorizações de residência para brasileiros.


O pedido foi feito para o novo diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Paulo Leitão Batista, em visita de cortesia esta semana.


— Aproveitei para pedir agilidade nos pedidos de residência — informou Carrero ao Portugal Giro.


Pedidos gerais de residência, feitos em sua maioria por trabalhadores do Brasil que emigraram em busca de emprego, solicitações feitas por investidores e também por milionários (vistos gold) entraram na pauta da conversa.


Como resposta, recebeu explicações que o governo está estruturando os órgãos que serão fundidos em outubro na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), substituta do SEF.


— Ele está no cargo só há 18 dias e o SEF vai ser extinto nos próximos dias. Os órgãos estão se estruturando para assumir, cada um, as suas novas funções — recordou Carrero.


As funções policiais e administrativas do SEF serão repartidas por órgãos de segurança e burocráticos do governo.


Como informou o Portugal Giro, existem milhares de brasileiros na fila dos pedidos de autorização e renovação. O SEF diz que há 29 mil vagas abertas.


Os processos tendem a se arrastar. Mesmo quando são concluídos, a entrega do cartão de residência, com o novo número, sofre atrasos de mais de quatro meses.


Até com as autorizações de residência automáticas os brasileiros reclamam que têm enfrentado problemas burocráticos com envio de arquivos no momento do pedido.


Carrero também convidou o diretor para as comemorações do 7 de Setembro na Embaixada. E agradeceu a colaboração do SEF na Cimeira Luso-Brasileira.


Fonte: O Globo/Blog Portugal Giro

bottom of page