• Federação das Câmaras

Câmara de Santa Catarina passa a ser uma agente de inovação da cidade de Florianópolis



Foto: arquivo pessoal. Jatyr Ranzolin, presidente da Câmara da Câmara Portuguesa explica quais benefícios esse novo título traz para a instituição

A Câmara de Santa Catarina é uma API, ou seja, uma agente de inovação da cidade de Florianópolis que auxilia empresas a captarem dinheiro a fundo perdido, de acordo com um incentivo da prefeitura local. Atualmente a Câmara está trabalhando com 10 projetos, um deles é o da Clini4you, uma empresa de soluções financeiras inteligentes para clínicas de saúde.


A sigla API vem do inglês Application Programming Interface, que no portugês significa Interface de Programação de Aplicativos e representa um conjunto de padrões que permitem conectar e desenvolver aplicações.


Jatyr Ranzolin, presidente da Câmara de Santa Catarina, explica: “esse é um processo que corre junto à prefeitura, que é responsável por avaliar se o projeto é inovador e se ele vai trazer benefícios locais. Em seguida, ele autoriza os projetos a captarem impostos municipais como IPTU, ISS, ou seja, valores para que as empresas incentivem essas iniciativas de inovação”.


Ranzolin ainda destaca que esse foi um passo muito importante para a Câmara. "Nós batalhamos muito para conseguirmos virar API e com essa conquista estamos ajudando várias empresas inovadoras a terem esse incentivo ao fundo perdido”, finalizou.