top of page

Brasil e Portugal realizam primeira reunião do novo mecanismo de cooperação para o desenvolvimento


Foto: divulgação

Brasil e Portugal realizaram, no dia 28 de novembro de 2023, na sede do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. em Lisboa, a primeira reunião do mecanismo regular Brasil-Portugal de coordenação em cooperação internacional para o desenvolvimento, que resulta dos compromissos assumidos na Declaração Conjunta aprovada por ocasião da XIII Cimeira Luso-Brasileira, realizada em Lisboa, em 22 de abril de 2023.


O encontro, copresidido pelo diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Embaixador Ruy Pereira, e pela presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Fernandes, foi estratégico para o relacionamento bilateral entre as duas agências de cooperação, e igualmente, para as modalidades de cooperação triangular e multilateral, nomeadamente no âmbito da CPLP e da Conferência Ibero-americana.


A Agência Brasileira de Cooperação é a instituição brasileira do Ministério das Relações Exteriores do Brasil responsável por planear, coordenar, negociar, aprovar, executar, acompanhar e avaliar, no âmbito nacional, programas, projetos e atividades de cooperação humanitária e técnica para o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento, do Brasil para o exterior e do exterior para o Brasil, sob os formatos bilateral, trilateral ou multilateral.


O Camões, I.P. é a instituição responsável por propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar as atividades de cooperação desenvolvidas por outras entidades públicas.


Fonte: Instituto Camões

Comments


bottom of page