top of page

Belém aparece em rascunho de documento final como sede da COP em 2025



Foto: G1

Documento ainda não é o final, mas indica a aprovação de Belém como sede da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre mudança do clima.


Foi divulgado o rascunho do documento final da COP 28, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, neste domingo (10). Nele, consta a indicação do Brasil como país aprovado para ser sede da Conferência em 2025. A cidade brasileira candidata a sediar o evento internacional é Belém, no Pará.


Contudo, a confirmação só é formalizada ao final da COP, que tem previsão de término para o próximo dia 12 de dezembro.


O esboço também menciona a designação do Azerbaijão para sede da COP 29, em 2024.

A data que consta no texto para a COP no Brasil é de 10 a 21 de novembro de 2025.Já para 2024, no Azerbaijão, a data estabelecida é de 11 a 22 de novembro.


O que é "draft" ou "rascunho"?

O documento chamado de "draft" é onde contém tudo o que acontece no evento, como um rascunho do documento que será apresentado ao final da COP. As informações dele são levadas a sessões específicas, nas quais os participantes podem decidir ou se opor.


No documento acima é basicamente a oficialização da aprovação de candidatura do país.

O Brasil se candidatou pelo grupo de países da América Latina e nenhum país se opôs, logo, este grupo de países oficializa a candidatura, e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) aprova.


A cidade a sediar o evento é o país quem define e anuncia. O Itamaraty formalizou o pedido para que Belém seja a sede da COP 30 em 2025 em janeiro deste ano. A informação foi confirmada pelo presidente Lula ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) , no dia 11 de janeiro, em Brasília, tornando Belém a cidade brasileira candidata à sede da COP 30.


Durante a COP realizada no Egito em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia afirmado, ainda antes de assumir, que pediria à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Amazônia sediasse a Conferência do Clima (COP) em 2025. Helder também participou do evento.


O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) já tinha oferecido e "colocado" a capital paraense à disposição do evento, assim como o prefeito de Manaus, que também ofereceu a capital do Amazonas.


A COP é uma conferência global, realizada desde 1995, com representantes de centenas de países que ocorre todos os anos e que tem como principal objetivo conter as consequências da crise climática causada pela humanidade.


Na cúpula, entre outros temas, os países participantes revisam seus compromissos de manter o aquecimento global bem abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais, buscam esforços globais para limitá-lo a 1,5°C e discutem como ajudar nações vulneráveis às mudanças climáticas.


Sede da COP30 será em área de aeroporto desativado

O extinto Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira, em Belém, dará lugar ao Parque da Cidade, onde será realizada a COP 30.


Estão previstos projetos ambientais para dotar a capital paraense de melhor estrutura de transporte, limpeza urbana e saneamento básico.


Além da cessão do antigo terreno, estão previstas outras ações preparatórias para a COP 30. As obras estão orçadas no valor de R$ 390 milhões e devem ser custeadas pela iniciativa privada dentro da área de propriedade da União, o qual possui 500 mil m² e é avaliado em R$ 340 milhões.


Fonte: G1

Comments


bottom of page