top of page

Secretário das Comunidades visita USP, Provedoria e madeirenses em SP


O segundo dia de visita a São Paulo, 31 de janeiro, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas foi na Casa Ilha da Madeira de São Paulo.


Acompanhado pelo Embaixador de Portugal, pelo Diretor Geral dos Assuntos Consulares, e pelo Cônsul Geral, Paulo Cafôfo foi recebido por dirigentes, associados e grupo folclórico da casa.


Natural da Madeira, o SECP agradeceu o carinho dos presentes na entidade, fundada em 1969. “Levo daqui um pedido de uma nossa compatriota da Camacha: ‘leve os nossos olhos juntos consigo’. Assim farei, de regresso a Portugal. Obrigado por tanto carinho” declarou Cafôfo.


Consulado

O Secretário de Estado deslocou-se ainda ao Consulado Geral em São Paulo, onde esteve com funcionários e inteirando-se do trabalho desenvolvido, e o serviço prestado aos utentes, portugueses e brasileiros.


Segundo ele, foi abordado com os funcionários as medidas de valorização das carreiras e as negociações em curso.


Também dia 31, Paulo Cafôfo realizou uma visita de cortesia ao Secretário Estadual de Negócios Internacionais do Governo de São Paulo, Lucas Ferraz, e efetuou uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, além de uma deslocação à Câmara Portuguesa de São Paulo, onde contactou com empresários portugueses e brasileiros, “enaltecendo o seu papel na promoção das relações econômicas entre os dois países”.


Já no dia 30, primeiro dia em São Paulo, o Secretário das Comunidades Portuguesas visitou o Lar da Provedoria da Comunidade Portuguesa, criada por iniciativa de um grupo de cidadãos lusos e que abriga idosos carenciados. Nas palavras de Cafôfo, “uma grande obra de beneficência fundada na década de 60 pela comunidade portuguesa de São Paulo”.


Além da sua passagem pela Casa de Portugal de São Paulo, onde esteve com vários dirigentes associativos, e conversou com o Mundo Lusíada, o Secretário Paulo Cafôfo foi recebido pela Secretária para as Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy.


Na reunião, o SECP agradeceu o acolhimento das comunidades portuguesas, e destacou o crescente interesse demonstrado por muitos cidadãos brasileiros em trabalhar e estudar em Portugal.


Na USP – Universidade de São Paulo, esteve com a equipe da Cátedra Jaime Cortesão, dirigida pela Professora Vera Ferlini. Esta é a Cátedra mais antiga do Camões IP no Brasil, constituída em 1991, e que tem vindo a apoiar o trabalho de centenas de pesquisadores e alunos, além do intercâmbio com diversas instituições portuguesas e brasileiras, sobretudo na área da História e da Historiografia.


Antes de seguir para Minas Gerais, o SECP visita Santos, no litoral paulista, tendo encontro com autoridades locais e uma visita ao Museu Rei Pelé/ Panteão dos Andradas.


Fotos da recepção do Secretário na Câmara Portuguesa São Paulo:



Fonte: Mundo Lusíada em 01.02.2023

bottom of page