• Federação das Câmaras

Presidente da Câmara de Minas fala sobre os desafios em realizar a Festa Portuguesa de BH em formato

Em entrevista, Carlos Alberto Lopes fez um balanço do evento em 2021, que nessa sua décima edição aconteceu pela primeira vez em um formato predominantemente online, em uma plataforma criada para simular o ambiente da festa digitalmente. Foram 6 dias de atrações culturais, shows, rodadas de negócios e lives gastronômicas reunindo virtualmente a comunidade portuguesa e admiradores.


- Como o senhor avalia o evento deste ano?


Tendo em consideração que se tratava de um evento com características diferentes do que a Câmara Portuguesa em Minas Gerais vêm organizando nos últimos 11 anos , assumimos desde o início como um desafio de aprendizado e construção. Os objetivos de conteúdo foram largamente alcançados por meio dos 3 seminários ( Turismo , Comércio Exterior , Olivicultura e Vitivinicultura em Minas Gerais e Portugal).


- Como foi a adesão ao formato online?


O número de inscritos no evento não alcançou os números da festa de rua , mas foram de um modo geral efetivos, gerando valor aos parceiros.


- Quais os maiores desafios encontrados para a realização do evento deste ano?


Adaptação tecnológica e o custo da plataforma. É muito difícil viabilizar financeiramente este tipo de evento . A lógica presente no evento online não é de massificação, assenta sobretudo em qualidade , tornando a equação financeira ainda mais desafiante. Foi e ainda será um aprendizado.


- O formato digital será mantido para próximas edições?


O formato digital e o físico se complementam, o desafio é compreender o que é exclusivamente de um ou outro formato, ou híbrido. A plataforma precisa melhorar aspectos como inscrição e navegabilidade designadamente em celulares e também é desejável aumentar a interação entre os visitantes. Seguramente é um formato que pode e deve servir de plataforma para eventos que envolvam todas as Câmaras Portuguesas no Brasil. A plataforma permite soluções quase ilimitadas, faltam obviamente recursos financeiros para viabilizar e equilibrar um evento de tal dimensão. O caminho de aprendizado está lançado.


Mais informações para a Imprensa:

AD2M Engenharia de Comunicação

www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001

Juliana Abrantes – juliana@ad2m.com.br | +55 (11) 9.7646.5039

Waldirene Lisboa – waldirene@ad2m.com.br | +55 (85) 9.96695790

Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | +55 (85) 9.8879.8474

Posts recentes

Ver tudo