top of page

Portugal terá visto gold para cultura


Foto: Carlos Costa/AFP/Arquivo

Proposta foi enviada ao Parlamento, onde o governo socialista tem maioria. Investimento imobiliário ainda valerá até lei ser promulgada.


O governo português enviou ao Parlamento o Projeto de Lei do pacote mais Habitação. Nele está incluída uma nova modalidade de "visto gold" para investimento em cultura.


A concessão de autorização de residência em casos “relativos a investimentos ou apoios à produção artística, recuperação ou manutenção do patrimônio cultural nacional” consta no Artigo 46 do PL.


É uma alternativa ao fim do polêmico visto gold para investimento imobiliário. E uma possível saída para atrair dinheiro para um setor carente, afetado consecutivamente pela pandemia de Covid-19 e inflação recorde.


Os investimentos terão que passar pelo crivo cultural e financeiro do Gabinete de Estratégia, Planejamento e Avaliação do Ministério da Cultura.


O projeto, que será aprovado pela maioria absoluta da sigla do governo, o Partido Socialista (PS), também estabelece uma prorrogação para o fim dos vistos gold para investimento imobiliário.


Antes, os pedidos só seriam analisados se tivessem dado entrada até 16 de fevereiro. Agora, o governo diz que seguirá aceitando novas demandas até a lei ser promulgada.


Fonte: O Globo


bottom of page