top of page

Personalidades da comunidade portuguesa no Ceará recebem homenagem da Assembleia pelos 50 anos da Revolução dos Cravos

Foto: divulgação

O presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Raul dos Santos Neto, foi um dos homenageados pela Assembleia Legislativa do Ceará, nessa terça-feira (23/04), em razão dos 50 anos da Revolução dos Cravos, ato que levou à queda em Portugal do governo em 25 de abril de 1974. O momento representou uma porta aberta para centenas de brasileiros exilados pela ditadura militar brasileira e abriu mercados para o país.


"Para nós que fazemos parte da comunidade portuguesa é um prazer enorme estar aqui nessa data, quando foram homenageados não só a Câmara Brasil Portugal, mas a beneficência portuguesa, o vice-consulado e o representante das comunidades de língua portuguesa. São 50 anos da Revolução dos Cravos, que foi o retorno de Portugal ao cenário internacional, bem como a entrada do novo mercado. Portugal voltando a ter protagonismo nas relações internacionais. Para nós isso é muito importante", disse Raul dos Santos Neto.


Também recebeu reconhecimento Armando Abreu, presidente da Qair Brasil. "É com sentimento muito especial que estive aqui hoje. Só agradecimentos à Assembleia por lembrar da Revolução dos Cravos e isso é um orgulho imenso de participar desse momento. Acredito que seja muito importante para a evolução entre Portugal e Brasil", disse.


Outro homenageado foi Rui Almeida, vice-cônsul de Portugal em Fortaleza. "É uma honra muito grande receber essa homenagem. Um gesto de reconhecimento por Portugal em razão da Revolução dos Cravos, que transformou Portugal e abriu caminho para o desenvolvimento do país. Esta cerimônia mostra como os brasileiros valorizam esse momento".


Já o presidente da Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, Francisco Neto da Silveira Brandão, também falou sobre o sentimento de receber o reconhecimento. "Uma grande honra estar aqui, recebendo homenagem pelos anos da revolução portuguesa, que originou a Portugal melhor relacionamento com o Brasil e a União Europeia, além de liberdade para o país. Os sócios da beneficência portuguesa que trouxeram cultura e aprimoraram o relacionamento entre Portugal e o Ceará. Viva a liberdade", declarou.


O representante do Conselho das Comunidades Portuguesas para o Ceará e Piauí, José Augusto Pinto Wahnon, disse que a homenagem reconhece o trabalho que vem sendo feito no estado. "Estou muito feliz por ter sodo um dos homenageados hoje. Outros muito mais poderiam estar aqui. Há um significado muito especial. Estou no Ceará há mais de 23 anos e ser homenageado hoje é uma alegria muito grande".



Exposição "O LEGADO DE UM CRAVO"

O Camões, instituto da Cooperação e da Língua Portugal, o Rio Mar Fortaleza, a Câmara Brasil Portugal no Ceará e a Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro convidam para a exposição “Legados de um cravo”.

Em alusão aos 50 anos da Revolução dos Cravos, que em 25 de abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas pôs fim à ditadura, abrindo caminho à instauração de um regime democrático em Portugal.

Esta exposição explora diferentes dimensões do regime anterior, da revolução e do período posterior até à promulgação da nova Constituição, em 1976. Saiba mais aqui


Seja sócio CBPCE.

Informações:

+55 85 3261-7423


Fonte: Cenários Comunicação em 24.04.2024


Kommentarer


bottom of page