top of page

Gustavo Ventura é eleito presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil


O novo presidente também está à frente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil Portugal de Pernambuco.

O advogado e também presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil Portugal de Pernambuco, Gustavo Ventura, foi eleito novo presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil. A eleição ocorreu no dia 21 de novembro, na sede do Instituto, localizado em São Paulo, em reunião de diretoria comandada pelo presidente Renato Silveira.

Atual presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP-PE), Gustavo Ventura vai comandar a Federação Nacional a partir de fevereiro de 2023 para mandato de um ano.


“Agradeço a confiança do presidente Renato Silveira e dos demais presidentes dos Institutos dos Advogados. A diretoria eleita buscará avançar nas conquistas e na representação dos Institutos que compõem a Federação Nacional. A defesa dos valores constitucionais e contribuição com os temas de interesse da advocacia são os nossos principais objetivos”, destacou Gustavo Ventura.

Também integram a nova diretoria os presidentes dos Institutos dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), Felipe Martins, e do Paraná (IAP-PR), Tarcísio Kroetz, que serão, respectivamente, vice-presidente e secretário-geral. A posse dos novos dirigentes acontecerá no próximo mês de fevereiro, em Brasília.

Protagonismo histórico

Os Institutos dos Advogados possuem importante papel histórico na sociedade e para a advocacia brasileira, sendo responsáveis pela formação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em seus estados. Muitos dos Institutos da Federação Nacional foram criados no século XIX, a exemplo do IAP-PE em 1851 e o IASP em 1874.

Diante da sua importância e protagonismo para a advocacia, a Federação Nacional é membro honorário do Conselho Federal da OAB.

Atualmente, a Federação Nacional é composta pelos Institutos dos Advogados de 11 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte).


Comments


bottom of page