top of page

Expedição “200 anos – Os caminhos da Independência do Brasil” tem início amanhã


Foto: divulgação

Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil apoia a expedição refazendo os passos de Dom Pedro I que precederam a Independência brasileira.


No ano de 2022 comemorou-se os 200 anos da Independência do Brasil de Portugal. Para celebrar a data, a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil apoia a expedição luso-brasileira, entre os dias 29/08 e 06/09 para revisitar os passos de Dom Pedro I que precederam a Independência brasileira. Nesse sentido, o grupo passará por 24 cidades, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A expedição histórica irá seguir por caminhos percorridos por D. Pedro I, em algumas regiões do Brasil, partindo de Ouro Preto, sendo que o final da jornada é exatamente o lugar do grito do Ipiranga, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.


Roteiro histórico

Foi elaborado um roteiro histórico com todas as localidades visitadas por D. Pedro para guiar a expedição. Entre as cidades visitadas estão Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), São João Del Rei (MG), Tiradentes (MG), Fazenda Borda do Campo (MG), Barbacena (MG), Juiz de Fora (MG), Fazenda São Mateus (MG), Sebollas (RJ), Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Fazenda Imperial de Santa Cruz (RJ), Fazenda 03 Barras, Bananal (SP), Fazenda Pau d’Alho. São José do Barreiro (SP), Areias (SP), Silveiras (SP), Cachoeira Paulista (SP), Lorena (SP), Guaratinguetá (SP), Aparecida (SP), Pindamonhangaba (SP), Taubaté (SP), Jacareí (SP), Mogi das Cruzes (SP), Santos (SP) e São Paulo.


Ao longo da expedição será realizado registro em audiovisual, histórico dos caminhos percorridos pelo monarca e sua comitiva assim como interação com a comunidade de cada localidade, palestras educativas, e distribuição de livros didáticos.


A expedição “200 Anos – Os Caminhos da Independência do Brasil” faz parte do projeto Heróis Portugueses do Brasil. O projeto já conta com duas expedições realizadas pelo patrono e idealizador do projeto, Antonio Bacelar Carrelhas. Anteriormente, as primeiras edições trouxeram a história de Pedro Teixeira, que assegurou praticamente toda a Amazônia para o Brasil. E de Martim Soares Moreno, figura fundamental para impedir que os franceses e holandeses dominassem o nordeste do Brasil.


Cerimônia de Largada

Está marcado para amanha (29) no Palácio da Liberdade a cerimônia de largada para a expedição, na ocasião, os expedicionários farão a entrega de 50 livros, especialmente editados para a expedição, para a biblioteca pública do Estado de Minas Gerais e Biblioteca infantil e juvenil de Belo Horizonte.


Fonte: FCPCB

bottom of page