• Federação das Câmaras

Dia de Portugal e de Camões é celebrado pelas comunidades lusas


Dia 10 de junho é marcado por celebrações, solenidades, concertos e exposições


Nesta quinta-feira, dia 10 de junho, é comemorada uma data especial e de festa para toda a comunidade portuguesa no Brasil: o dia de Portugal e de Luís de Camões, um dos maiores poetas da história lusa.


Celebrando a história e cultura do país e de seu povo, na data costumam ocorrer desfiles, eventos, concertos e exposições em Portugal e em locais com presença de imigrantes portugueses, como é o caso de muitas cidades brasileiras.

Neste ano, os eventos serão predominantemente online. Principalmente nos estados que compõem a Federação de Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, onde há forte presença lusa e conexões consolidadas entre os dois países, ações estão programadas para celebrar o dia. No Rio de Janeiro, por exemplo, será inaugurada a exposição “Vasco da Gama, 122 anos de união Brasil-Portugal”, no estádio São Januário, e um espetáculo musical dedicado à Diva do Fado, Amália Rodrigues, no Palácio de São Clemente.


Direto do Pará, será realizado o evento online “Portugal: da educação ao empreendedorismo”, com transmissão aberta ao vivo. De Brasília, um concerto com António Zambujo e participação de Gal Costa, transmitido pelo youtube. E da Bahia, será realizada uma live do Gabinete Português de Leitura para exaltar a literatura portuguesa.


Já no Ceará, a data marcará também a posse da nova diretoria da Câmara Brasil Portugal no estado, centralizada nas figuras do novo presidente Eugênio Vieira e dos vice-presidentes Anya Ribeiro, Enid Câmara e Raul dos Santos. A entidade completou 20 anos de atuação no último dia 1º.


Fonte: AD2M Engenharia de Comunicação