top of page

Dia da Língua Portuguesa: uma homenagem à diversidade e riqueza linguística


Foto: divulgação

Hoje, 5 de maio, comemoramos o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona. Uma data que destaca a importância da língua portuguesa no mundo e sua influência na cultura e história de vários países.


O português é a sexta língua mais falada do mundo, com mais de 260 milhões de falantes em todo o mundo. Além de Portugal e Brasil, a língua portuguesa é falada em países como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além disso o português é uma língua importante para a economia global. Os países de língua portuguesa juntos formam um mercado de cerca de 300 milhões de consumidores, com um PIB combinado de mais de US$ 3 trilhões.


O comércio entre esses países também é significativo. De acordo com o Instituto Internacional de Macau, o comércio intra-CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) ultrapassou US$ 120 bilhões em 2020, um aumento de 0,9% em relação ao ano anterior. O Brasil é o maior parceiro comercial dentro da CPLP, seguido por Portugal e Angola.


Além disso, a língua portuguesa é um importante instrumento de negociação e comunicação no mercado global. O Brasil, por exemplo, é o maior produtor e exportador mundial de café, enquanto Angola é o quinto maior produtor de diamantes do mundo. A língua portuguesa também é a língua oficial de importantes organizações econômicas, como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a União Europeia.


Neste Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, celebremos não apenas a diversidade e a riqueza da língua portuguesa, mas também sua importância para a economia e o comércio global. Vamos nos orgulhar de fazer parte dessa comunidade global de falantes de português e promover ainda mais a cooperação e o comércio entre nossos países.


05 de maio | Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona


Fonte: FCPCB

Comentários


bottom of page