top of page

Desafios e Oportunidades na Exportação: A visão de Manuel Azevedo, CEO da Global Trading Company


Em recente entrevista à RTP – Internacional Rádio o empresário Manuel Azevedo, CEO da Global Trading Company narrou a experiência positiva no trade Internacional elucidando Desafios e Oportunidades.


`O maior desafio para a exportação é sem dúvida alguma a informação. O empresário brasileiro é absorvido pelas demandas do cotidiano o que a longo prazo reduz consideravelmente a capacidade de analisar as oportunidades no mercado.


Posso citar alguns gargalos para operar no trade internacional com propriedade, pois após 26 anos com atuação no comércio, indústria e representação somado a estes 05 anos somente na exportação nomeio três desafios para começar a exportação: Fiscal, Logístico e Comercial.


O fiscal é importantíssimo, pois vai atuar na custo de formação do preço, atenção a esse ponto, o preço de venda para exportar é inferior ao preço de venda do mercado nacional. Fato extremamente relevante e pouco conhecido. Para exportar o empresário tem que levar em consideração a isenção de 04 impostos como PIS, COFINS, CS E ICMS.


Operação logística, para realizar o transporte da mercadoria é outro ponto muito sensível tendo como centro produtor um país com dimensões continentais como é o Brasil.


Entretanto o que no primeiro momento pode parecer um ponto negativo analisando em profundidade com técnica e estudo o transporte pode ser uma imensa vantagem competitiva. O gigante Brasil possui uma geografia privilegiada estando muito próximos de grandes mercados compradores como a Costa Leste Americana, América Central e a Costa Oeste Africana. Favorecendo desta forma diretamente nos custos de frete e redução no tempo de transporte.


O terceiro ponto, o comercial, é justamente o mais relevante pois é neste momento que o empresário vai confirmar se de fato o seu produto tem aderência em outros países. Para implantação comercial em novos mercados se faz necessário estudar as possibilidades para os principais canais de vendas.


Ressaltando que, nesta fase de implantação, por mais expertise no mercado brasileiro o produto e/ou marca vai ser considerado um novo entrante no trade internacional.


Algumas ferramentas podem ser utilizadas para potencializar a implantação comercial que são em principio duas: estabelecer uma presença da marca/produto permanente através de uma representação comercial e desta forma utilizar-se da expertise da empresa representante; certificações autenticadas com selo internacional, road show, participação de feiras e eventos, investimento em publicidade e propaganda no destino.


Tenho convicção que os desafios são grandes mas, tenho a mesma convicção de que as oportunidades são imensas. Posso dar o exemplo da minha própria empresa que em 05 anos atingiu a incrível marca de estar presente comercialmente em 187 países atuando em 08 segmentos. Aproveito a oportunidade para ressaltar que ninguém faz nada sozinho, sem o apoio da Câmara de Comercio Brasil Portugal nada disso seria possível, no mundo dos negócios não existe milagre. O que existe mesmo é muito trabalho com foco em relações qualificadas gerando resultados financeiros.


Mais uma vez agradeço a oportunidade de explanar por esse tema que move a minha vida ajudando empresas e empresários na busca por internacionalizar marcas e produtos.´


Acompanhe as ações da FCPCB através das redes sociais:

Observatório de Negócios: https://bit.ly/bi-fcpcb


Fonte: RTP

bottom of page