top of page

Com a presença da Embaixada portuguesa e de autoridades nacionais, Ceará sedia o Encontro Nacional do Associativismo Luso-brasileiro

Raul Santos, presidente CBPCE, Rui Almeida Cônsul de Portugal em Fortaleza, Luis Faro Ramos Embaixador de Portugal no Brasil, José Cesário Secretário das Comunidades, Francisco Brandão presidente da Sociedade Beneficente Portuguesa e José Wahnon Conselheiro das Comunidades
Raul Santos, presidente CBPCE, Rui Almeida Cônsul de Portugal em Fortaleza, Luis Faro Ramos Embaixador de Portugal no Brasil, José Cesário Secretário das Comunidades, Francisco Brandão presidente da Sociedade Beneficente Portuguesa e José Wahnon Conselheiro das Comunidades

O primeiro Encontro Nacional do Associativismo Luso-brasileiro teve início nesta quarta-feira (19) no espaço Beneficente Portuguesa – Dous de Fevereiro, em Fortaleza. A programação seguiu até quinta-feira (20). Inédito no país, o evento foi organizado de forma conjunta pela Câmara Brasil Portugal no Ceará, o Vice-Consulado de Portugal, a Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro e o Conselho das Comunidades – Ceará, Piauí.


A abertura ocorreu pelo período da manhã e contou com uma palestra ministrada pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. Os palestrantes abordaram a importância do associativismo para as comunidades luso-brasileiras e quais são os seus principais desafios.


“Nossa ideia é unir, quanto mais unidos estivermos, maior será nossa força e representatividade, o que gera um maior benefício para a sociedade luso-brasileira que está aqui no Brasil e também para a sociedade brasileira no geral”, destacou o presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Raul dos Santos Neto. A diretora de comunicação da CBP Ceará, Patrícia Campos, ressaltou a importância do evento “pela união de forças em prol do comércio entre Brasil e Portugal”.


O presidente da Beneficente Portuguesa Fortaleza, Francisco Brandão, mencionou a parceria entre as quatro instituições para a realização do evento. “Este evento reuniu 16 estados de todo o país. Nossa intenção é criar um fórum permanente do associativismo. Brandão ainda antecipou que nesta quinta-feira, 20, será divulgado o local e data do segundo Encontro de Associativismo Luso-brasileiro.


“Estamos reunidos aqui em Fortaleza para construir uma jornada a fim de que daqui a cinco ou dez anos, o resultado seja uma maior harmonização entre a relação de Portugal e o Brasil. Muito menos personalismo e muito mais presença coletiva”, pontuou o presidente da Federação de Câmaras Portuguesas no Brasil, Carlos Lopes.


O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, também ressaltou a união de esforços para dar mais espaço ao associativismo e busca pela renovação. “O associativismo de hoje não é o mesmo de cem anos atrás. Nós temos que ter a consciência de que o mundo mudou”, refletiu.


Para o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, as associações exercem um papel fundamental na organização das comunidades. “Vamos tentar um caminho para podermos ter associações mais ativas, unidas e que trabalhem em rede. E sua renovação e continuação no futuro será decisiva para isso”, concluiu.



Fonte: Cenários Comunicação em 20.03.2025

 
 
 

Comments


Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil

Endereço: Av. do Contorno, 6656 - Loja 16 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30110-044

Contato: +55 31 99100-0001

contato@fcpcb.com.br

bottom of page