top of page

CBPCE e Crea-CE unem forças para impulsionar carreiras internacionais de engenheiros cearenses


Foto: divulgação

Raul dos Santos Neto, presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE), e Emanuel Mota, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), iniciaram as tratativas para celebrar um acordo no fim do mês de agosto. A colaboração visa criar e divulgar oportunidades no mercado internacional para engenheiros cearenses. As instituições irão promover, neste segundo semestre, um evento focado em informar sobre as perspectivas profissionais em Portugal. Emanuel afirmou: “Essa parceria é um marco para a engenharia cearense, abrindo portas para nossos engenheiros no cenário global.”


A iniciativa conjunta busca capacitar e conectar profissionais para os desafios globais da engenharia. A parceria vai capacitar os profissionais que participarem à utilizar o Termo de Reciprocidade, firmado entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP). Esse acordo permite que engenheiros brasileiros e portugueses solicitem registro em ambos os países sem a necessidade de revalidação do diploma. O termo se aplica a profissionais com experiência mínima em suas respectivas nações.


“A Câmara Brasil Portugal tem uma atuação bilateral, tanto busca viabilizar negócios daqui para Portugal, como de Portugal para cá. O Crea também é bilateral, porque facilita engenheiros brasileiros exercerem sua profissão em Portugal, e engenheiros estrangeiros, de um modo geral, exercerem sua profissão aqui no Brasil. Ressalte-se que o estilo de gestão que implantamos na Câmara é muito parecido com o estilo de gestão do Crea. Em breve, vamos lançar um evento em conjunto, sobre oportunidade de negócios e empregos em Portugal”, concluiu Raul dos Santos.


Contatos:

Av. Barão de Studart, 1980. 2 andar

+55 85 3261-7423


Fonte: Cenários Comunicação

bottom of page