• Federação das Câmaras

Câmara de Comércio do Pará celebra mais um ano de aniversário


A instituição é presidida atualmente por Reginaldo Ferreira, que ressalta a importância da relação entre Brasil e Portugal. Foto: Arquivo Pessoal

A Câmara do Pará teve seus estatutos publicados no Diário Oficial do Pará em julho de 1917, mas sua constituição foi em junho de 1911. Seus estatutos foram publicados no Diário Oficial de Portugal, em Lisboa, como era necessário na época, em abril de 1916. A Câmara é uma associação civil sem fins lucrativos que tem o objetivo de focar no desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, culturais e sociais entre Brasil e Portugal, mantendo sempre como prioridade as necessidades dos associados e parceiros.


A Câmara é presidida atualmente por Reginaldo Ferreira, que ressalta a importância da relação entre os dois países. “Os nossos principais desafios tem sido manter uma entidade com objetivos tão específicos em um mercado altamente competitivo, principalmente nos dois últimos anos, em função da pandemia, que minou muitas atividades empresariais, nomeadamente as presenciais. Agora buscamos o fortalecimento da entidade, por meio de parcerias fundamentais, dentre as quais destacamos a Associação Comercial do Pará, entidade empresarial fundada em 1819, com o mesmo DNA, mas principalmente voltada para o mercado local. Comemoramos 105 anos em 2022 e as sinergias estão sendo bem exploradas e esperamos resultados palpáveis para o futuro próximo. A diretoria atual trabalha para a ampliação do mercado entre Portugal e o Pará, com a intensificação de importações diretas de produtos tradicionais portugueses; com parcerias que melhorem o fluxo de turismo entre os dois mercados; que promovam a ampliação de investimentos e o intercâmbio de mão de obra qualificada”, destaca o presidente.