top of page

Brasil e Portugal querem intensificar comércio e cooperação no setor agrícola


Foto: divulgação

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu a ministra da Agricultura e da Alimentação de Portugal, Maria do Céu Antunes


Os ministérios da Agricultura do Brasil e de Portugal deverão revisar suas iniciativas de cooperação no setor agrícola. O tema foi debatido nesta segunda-feira (19) pelo ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, e a ministra da Agricultura e da Alimentação de Portugal, Maria do Céu Antunes. A ideia é atualizar os pontos já firmados e incluir novos itens.


O ministro Fávaro destacou que é determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o fortalecimento das relações internacionais. “Temos a missão de resgatar as relações comerciais, para que possamos abrir novas oportunidades tanto para brasileiros como para os portugueses”, disse. Ele também ressaltou que o Mapa trabalha fortemente para combater a fraude e a pirataria de produtos agropecuários, como o azeite.


A ministra portuguesa disse que a cooperação entre os países na área da agricultura é fundamental para garantir a segurança alimentar mundial. “Aprendemos com pandemia, com a guerra e com as mudanças climáticas que a segurança alimentar é essencial, e não só em relação à qualidade do que comemos, mas também sobre a disponibilidade de alimentos para todos”, disse a ministra.


Fávaro também ressaltou a importância de levar aos países europeus informações sobre a produção agropecuária sustentável do Brasil. “Precisamos melhorar a imagem do Brasil em relação a esse tema. A imensa maioria dos nosso produtores rurais respeitam a legislação e tem boas práticas ambientais. Não seremos complacentes com práticas de desmatamento e queimadas ilegais”.


Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil

Yorumlar


bottom of page