Ambiência de negócios luso brasileiros e Mercosul foram pautas de eventos da CBPCE em Fortaleza
- Federação das Câmaras
- 10 de abr.
- 2 min de leitura

A Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE) realizou nesta semana, dois eventos estratégicos para o fortalecimento das relações econômicas entre Brasil, Portugal e a União Europeia. Os eventos reuniram empresários, investidores, diplomatas e especialistas para discutir os caminhos da cooperação internacional e as oportunidades de negócios que surgem a partir do cenário atual.
Na manhã do dia 7 de abril, a CBPCE realizou, no auditório da FIEC, em Fortaleza, a palestra “Acordo Mercosul & União Europeia: Oportunidades de Negócios na Ambiência Luso-Brasileira”. A programação contou com apoio da AICEP, do Vice-Consulado de Portugal, do Centro Internacional de Negócios da FIEC, da Câmara de Comércio Exterior & Investimento Estrangeiro do Ceará, do escritório APSV Advogados e da QAIR Brasil.
Com destaque, para a palestra do Dr. Paulo Rios, membro do Conselho de Administração da AICEP, que apresentou uma análise estratégica sobre o papel de Portugal como hub de negócios globais. Rios ressaltou os avanços do país em setores como turismo, agroindústria e indústria química, além do crescimento expressivo nas exportações de produtos farmacêuticos e aeronaves. Também pontuou a relevância de Portugal em áreas como inovação, segurança, energia renovável e educação em engenharia — tudo isso conectado a uma posição geográfica privilegiada, reforçada pela infraestrutura de cabos submarinos de dados.
“A ambiência luso-brasileira é uma ponte natural entre América do Sul e Europa, e o Ceará desponta como uma porta de entrada promissora, especialmente em setores como energia e infraestrutura”, destacou o Paulo Rios. O evento ainda promoveu espaço para networking e um debate dinâmico entre os participantes.
Confira aqui as fotos do evento: https://news.cbpce.org.br/fotos-ue-mercosul
Já na noite do dia 8 de abril, o BS Design sediou o segundo encontro da semana, com o tema “Economia Brasileira e Portuguesa e suas Oportunidades”. A ação foi realizada em parceria com a Aveiro Consultoria e apoio do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (IBEF-CE).
O economista Igor Lucena, doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, conduziu a palestra principal. Ele analisou os principais desafios macroeconômicos e os potenciais de sinergia entre Brasil e Portugal, reforçando a importância de investimentos bilaterais diante das incertezas do cenário global, como as possíveis tarifas comerciais dos EUA sobre produtos europeus.
“O momento é estratégico para olhar com atenção para o mercado europeu, especialmente Portugal, que oferece estabilidade, segurança e portas abertas na União Europeia”, pontuou Raul Santos, presidente da CBPCE.
Confira as fotos do evento: https://news.cbpce.org.br/oportunidades-luso-brasileira
Com auditórios cheios nos dois eventos e grande engajamento do público, a semana reafirmou o papel da CBPCE como catalisadora de conexões de alto nível, impulsionando uma agenda de desenvolvimento baseada em cooperação internacional, inovação e oportunidades concretas de investimento.
Contatos:
85 3261-7423
Fonte: CBPCE em 10.04.2025
Comments